16 de fevereiro de 2010

Xô, estresse!

Não deixe que o nervosismo acabe com sua beleza!

As aulas voltaram e a mamata das férias infelizmente acabou! Provas de tudo quanto é matéria, trabalhos, cursos, brigas com as amigas aqui, discussões com o namorado ali e já é o suficiente para ficar à beira da loucura! Ser adolescente não é fácil: é uma fase cheia de indecisões, inseguranças, frustrações e expectativas e, dessa forma, o estresse aparece sem aviso prévio. “Na verdade, não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas que fazem o nosso corpo produzir dois hormônios em excesso: adrenalina e cortisol”, explica a médica Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A psicóloga Isolina Proença, do Centro Psicológico de Controle do Estresse, explica que “o estresse é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, provocando um desgaste geral”. O corpo e a mente reagem com grande esforço para que você consiga enfrentar uma situação que, de certa forma, desperta uma emoção intensa – em outras palavras, que a irrite, amedronte, excite, confunda ou até que a deixe feliz demais –, produzindo substâncias fisiológicas processadas no cérebro. “Nesse caso, cada órgão trabalha em um compasso diferente para poder lidar com o problema e, assim, o equilíbrio do organismo é quebrado”, completa.

Sintomas
Estresse não é brincadeira, por isso preste atenção nas suas atitudes e atente-se aos sinais do seu corpo! “Esporte e reeducação alimentar são sempre bem-vindos para o controle do bem-estar físico e mental”, conta a dermatologista. Se você tiver alguns dos sintomas abaixo, procure um médico!

• Indecisão, julgamentos errados, atrasados e precipitados;

• Falta de organização, adiamento e atrasos de tarefas, além de perda de prazos;

• Insônia, sono agitado, pesadelos;

• Falhas de concentração e memória;

• Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga;

• Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, em vez de relaxar;

• Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer;

• Sensação de que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que deve ser feito;

• Diminuição de entusiasmo e prazer;

• Sensação de monotonia, insatisfação, irritabilidade, explosividade e reclamações.


Quando sua pele pede socorro!
O estresse atrapalha todo o funcionamento e o equilíbrio do seu corpo, principalmente da sua pele. “Ela é o maior órgão do corpo humano e faz a fronteira do mundo externo com o interno. A pele revela muito de nossas emoções, por isso ficamos vermelhos de vergonha, branco de susto ou amarelo de fome”, garante Isolina Proença.

“Alterações emocionais podem agravar ou mesmo desencadear algumas dermatoses, como acne e são responsáveis por escoriações que levam a grandes feridas e cicatrizes”, afirma Valéria Marcondes, que também explica o que pode começar a fazer parte do seu dia-a-dia se você não conseguir relaxar!

• Prurido
A coceira é um dos sintomas muito ligado ao emocional. O estímulo da fibra nervosa provoca o prurido que pode ser discreto, moderado ou intenso em estados de ansiedade, depressão ou obsessão. Essa coceira pode ser tão intensa a ponto de fazer feridas em todo o corpo. Em um grau mais avançado, você mesma vai ser a responsável pelas lesões e nem vai perceber.

• Cabelos
Você vai, literalmente, arrancar os cabelos! Isso se chama tricotilomania e faz com que você fique careca em grandes áreas da cabeça ou deixa os fios em diferentes estágios de crescimento.

• Alopecia Areata
É a queda de cabelo em áreas redondas no couro cabeludo, nas sobrancelhas, nos cílios ou até mesmo em todo o corpo. É possível que isso ocorra dois ou três meses após algo muito triste ou intenso acontecer com você, como a perda de um ente querido ou algum acidente. Cuide-se!

• Acne Escorida
É um impulso compulsivo de escoriar lesões, como espremer os cravos e as espinhas, deixando manchas, marcas e cicatrizes que podem se tornar definitivas.

• Verrugas e herpes
As doenças causadas por vírus como o HPV (verrugas) e herpes simples são influenciadas por fatores emocionais. Após exposição intensa ao sol, estresse, ansiedade, raiva ou tristeza, aparecem feridinhas bem chatas na boca ou na área genital.

• Psoríase, vitiligo ou dermatite atópica
A psoríase – doença inflamatória da pele – e o vitiligo são desencadeados ou piorados por reações emocionais. Se você precisa de mais atenção de seus pais, professores ou amigos, converse com eles e evite uma dermatite!

• Suor
Prestar atenção no seu corpo é fundamental! Caso você perceba que está suando nas axilas, nos pés e nas mãos muito mais do que o normal, consulte um médico o mais rápido possível. Isso pode atrapalhar a sua vida!


E agora? O que fazer?
Todos esses problemas podem piorar ainda mais pelo excesso de exposição solar, pelo fumo, pela alimentação inadequada e pela falta de exercícios físicos. Então, siga as dicas da psicóloga do Centro Psicológico de Controle do Estresse e deixe sua vida muito melhor!

• Mantenha uma alimentação bem equilibrada para manter o sistema imunológico bem protegido;

• Atividade física é muito importante na prevenção do estresse, já que é responsável pela produção de endorfina, que traz uma sensação de bem-estar e relaxamento. Isso quer dizer que você vai ter uma noite de sono maravilhosa e sossegada!

• Busque o que dê prazer: ouça música, faça yoga, meditação e procure fazer passeios bem relaxantes!

• Seja mais confiante e positivo;

• Saia com os amigos e divirta-se!

Você é muito tensa ou deixa a vida levar? O estresse já estragou a sua pele? Conte para a gente!

Nenhum comentário: