16 de fevereiro de 2010

Celulite

Tire todas as suas dúvidas agora!

Celulite é, sem dúvidas, o maior terror das mulheres, principalmente a partir dos 15 anos, idade em que as gordurinhas indesejáveis e a flacidez começam a aparecer. Mas por que a maldita celulite precisa aparecer bem na sua perna e no seu bumbum? “São alterações características femininas intimamente ligadas à produção do hormônio feminino estrógeno, que é responsável pelo corpo curvilíneo e atraente das mulheres, mas também o culpado pela retenção de líquido e verdadeiras traves que aprisionam a gordura em torno dos quadris e das coxas”, conta a dermatologista Ligia Kogos, dona da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.

A dermatologista ainda diz que quanto mais curvilíneo for o corpo, com cintura fina, quadris cheios e coxas generosas – o biótipo brasileiro -, mais propenso à celulite ele é. Veja só os diferentes estágios desse mal:

Grau I: Alterações perceptíveis apenas quando a região é apalpada, ainda é muito leve.

Grau II: Alterações leves de relevo cutâneo que aparecem com a compressão da pele ou com contração muscular.

Grau III: Alteração de relevo, aspecto acolchoado ou de “casca de laranja”, nódulos palpáveis e retraídos.

Grau IV: Características anteriores, além da presença de grandes ondulações com nódulos palpáveis, visíveis, dolorosos, profundos e retraídos.


Cremes
Se você quiser apelar para os cremes anticelulite, aplique-os diariamente, massageando o local durante dois minutos. “Eles resolvem o problema, sim, mas dependem dos princípios ativos [Oxandrolona, Thiomucase, Hialuronidase, Cafeína-Triac, Amarashape, Remoduline, Iodeto de Potássio, Triac, Triodotironina]; além disso, a fundamental fazer a massagem para dar resultados”, explica a esteticista Sandra Solgon.

Os cremes precisam desenvolver três funções diferentes: reduzir a gordura, drenar líquidos acumulados e dissolver traves de tecido fibroso que aprisiona a gordura e os líquidos, repuxando a pele. “Assim bloqueiam a tendência natural de o organismo depositar gordura na região das coxas e dos quadris, queimam a gordura por meio do aumento do metabolismo, agem contra a retenção de líquido, tonificam a circulação local e proporcionam uma maior oxigenação e eliminação de metabólitos [substância produzida pelo metabolismo e excretada pelo organismo]”, completa Ligia Kogos.

Se tudo for feito corretamente, aliado a uma alimentação saudável e a exercícios físicos, os resultados aparecerão após 90 dias de uso.


Exercícios físicos
Exercitar-se é sempre bem-vindo em um programa de reeducação alimentar, tanto para a manutenção do peso, quanto para a melhora da composição corporal – massa muscular e massa gordurosa. “Cada pessoa pode ter um tipo de orientação quanto à atividade, que deve ser orientada pelo educador físico”, afirma a nutricionista.


Alimentação
Uma dieta balanceada, pobre em gorduras, carboidratos refinados e sódio, e rica em vitaminas e em minerais contribuem para a prevenção da celulite. “O equilíbrio dos nutrientes ingeridos e absorvidos acarretará em um menor acúmulo de gordura, maior eliminação de toxinas e maior aporte de nutrientes para as células”, esclarece Thatiana Galante, nutricionista da Body Check e da Triathon Academia.

Além da reeducação alimentar, a correta ingestão de água permite boa filtração renal e eliminação de toxinas e resíduos pela urina. "A presença dessas toxinas facilita o aparecimento da celulite. A quantidade ideal de água por dia é de oito copos, o que dá aproximadamente dois litros", acrescenta.

As especialistas dão algumas dicas de quais alimentos você deve evitar e quais recebem passagem livre! Dê uma olhada!

Fique longe!
• O aspecto de “casca de laranja” da celulite é causado pelo acúmulo de gordura sob a pele, portanto, alimentos que contêm um alto teor de gordura também devem ser evitados: embutidos como salame, presunto, mortadela, bacon, além de frituras, manteiga, margarina, carnes com gordura aparente, pele de frango, leite e derivados do leite na versão integral.

• Sal refinado e alimentos com alto teor de sódio – embutidos, enlatados e industrializados – ajudam na formação de celulite, então, mantenha um boa distância deles! O sódio faz com que o corpo retenha líquido, dificultando a eliminação de toxinas pela urina e facilitando o aparecimento da celulite.

• Refrigerantes, mesmo diet, contêm sais que podem reter líquidos, por isso não exagere! Prefira água, limonada com adoçante ou sucos diet bem diluídos (um dedo de suco na diluição normal e o resto do copo de água).

• Nem pense em beber! Álcool é carboidrato a mais, ou seja: é retenção de líquido na certa.

• O cigarro é veneno puro para a celulite! A circulação sanguínea, a pele e a eliminação de metabólitos ficam extremamente prejudicadas, além do aspecto de flacidez.

• Adote dieta com menor teor de carboidrato, rica em fibras naturais presentes em frutas, verduras, casca e bagaço de frutas. Evite carboidratos após as 18h e tome muito cuidado com as barrinhas de cereais, que contêm muito carboidrato.


Vá em frente!
• Alimentos frescos e com baixo teor de gordura e sódio ajudam a prevenir a celulite, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais (pão integral, arroz integral, cereais matinais integrais, aveia), leite e iogurtes desnatados, queijo branco light, ricota e cottage.

• Os cereais integrais são ricos em fibras, que evitam o acúmulo de gordura, melhoram o funcionamento intestinal e previnem a celulite. A aveia também é rica em silício, que auxilia na sustentação da pele.

• Os óleos vegetais, como o azeite extra-virgem, também auxilia na diminuição de inflamações, evitando o aparecimento da celulite e dos edemas. Associado ao óleo de linhaça o efeito é ainda melhor!

• Outra dica é a castanha do Pará, que contém um excelente antioxidante, o selênio, evitando o envelhecimento das células. Mas a dica é não abusar, apesar de benéfica, o excesso gera calorias extras.

• O chá verde possui catequinas, substâncias antioxidantes, e possui uma ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, evitando o acúmulo de gordura.


Tratamentos
Apesar de o inverno ser muito perigoso para a celulite, por conta dos alimentos mais calóricos e daquela preguiça de fazer atividade física, é a estação ideal para se cuidar e se preparar para o verão!

Mesoterapia (Intradermoterapia)
São injetadas no tecido gorduroso coquetéis de substâncias semelhantes às que os cremes para celulite possuem, com a finalidade de queimar gorduras, drenar o líquido retido, diminuir as traves de tecido conjuntivo e dissolver os nódulos.

Para cada caso, há a possibilidade de fazer coquetéis específicos. São sessões de uma a duas vezes por semana por pelo menos oito semanas. São usados alcaxantina, desoicolato de sódio, aminofilina, gynkobiloba, pentoxifilina etc.

Accent
É um equipamento sofisticado que emite radiofrequência, aquecendo intensamente os tecidos subcutâneos, sem queimar a pele. O calor “cozinha” a celulite, quebra a gordura e promove grande produção de colágeno, dissolvendo os nódulos, uniformizando , homogeneizando as camadas de tecido, deixando coxas e bumbum bem mais lisinhos e firmes.

Os resultados já aparecem com cinco sessões, espaçadas a cada oito dias aproximadamente. Outra vantagem é que ninguém percebe que alguém está se submetendo ao tratamento, já que a pele não fica marcada e não há necessidade de se interromper nenhuma atividade, podendo ser feito mesmo no verão, sem desconforto.

• Carboxiterapia
Os profissionais do Luna Ateliê de Saúde e Beleza explicam que a infusão do gás na região afetada distende a pele e promove a ruptura de algumas células de gordura, além de aumentar a circulação sanguínea no local.

Com mais sangue fluindo para a região do corpo, é possível otimizar a drenagem linfática, eliminando mais rapidamente a gordura que foi quebrada. A produção de colágeno e fibras elásticas também é estimulada com a carboxiterapia, deixando a pele mais firme.

• Lipoescultura Gessada
O Luna Ateliê de Saúde e Beleza conta que a lipoescultura gessada é um medicamento tópico altamente concentrado e genuinamente ortomolecular. A técnica nada tem a ver com aqueles gessos coloridos utilizados em alguns tratamentos ineficientes.

Pode ser aplicada no combate à celulite agressiva, contra a obesidade circulatória e também para eliminar gorduras localizadas. A redução das medidas se dá por conta da eliminação de gordura branca e de metais pesados e não pela desidratação, como acontece com outras técnicas.

• Manthus
Um método eficaz no combate à gordura localizada e à celulite. O Manthus é um aparelho que utiliza terapias combinadas: eletrolipoforese (quebra da molécula de gordura); ultrassom (redução de medidas e celulite); iontoforese (penetração de princípio ativo específico para gordura e celulite), proporcionando resultados mais rápidos e eficazes.

• Subcision
Método criado no Brasil, muito eficiente para romper as traves de tecido conjuntivo que aprisiona os nódulos de tecido gorduroso, com bom resultado desde que a paciente esteja preparada para suportar os hematomas enormes que se formam. As áreas noduladas persistem até alguns meses pós-procedimento e manchas que também podem demorar 90 dias a desaparecer.

Uma agulha grossa, que parece um bisturi pequeno, é introduzida embaixo dos “furinhos” da celulite e o tecido subjacente é seccionado, quando essa agulha gira em 360o. É um ótimo método para quando há poucos “furinhos” (depressões), pois é fácil suportar os poucos hematomas e o resultado é visível e objetivo. Geralmente são necessárias pelo menos duas sessões.

• Ultrassom
De acordo com o Luna Ateliê de Saúde e Beleza, a técnica do ultrassom reduz a quantidade de gordura localizada no abdômen, nos braços, nas coxas e nas costas.

São emitidas ondas sonoras na região desejada para ativar o processo de lipólise, ou seja, a quebra da célula de gordura. A gordura é eliminada pelo sistema linfático e não costuma voltar, a não ser que o paciente mantenha hábitos de sedentarismo e má alimentação.

Os tratamentos e os preços dependem da clínica. Para outras informações, entre em contato com Clínica Ligia Kogos de Dermatologia e Luna Ateliê de Saúde e Beleza.

Você tem celulite? Já se submeteu a algum desses tratamentos? Compartilhe com a gente!

Nenhum comentário: